O dia 9 de Dezembro foi dedicado, pelas ESES, à divulgação da diversidade cultural do nosso planeta.
Sobe a batuta do Departamento de Línguas e Literaturas, decorreu a iniciativa "Na Ponta das Línguas", a qual permitiu a oportunidade ao CDI de oferecer à comunidade escolar um diálogo sobre Timor, dinamizado pela professora Sabina da Fonseca, com a coloboração especial do Desatei(a)-te. Obtivemos momentos muito agradáveis, que permitiram conhecer um pouco da realidade actual de Timor Leste e até vocalizar algumas palavras em Tétum, idioma que, a par do Português, é idioma oficial do país.
O Desatei(a)-te além de tentar convocar, acolher, organizar, ajudou por sua vez a decorar o espaço com tais (panos tradicionais), cestos, tambores, e fotografias de Timor Leste.
Esta actividade contou ainda com uma exposição bibliográfica dos livros sobre Timor disponíveis no CDI da ESES, entre os quais se destacam "Timor-Leste, gerações de resistência" de John Pilger.
Julgamos ter ficado todos mais próximos de um país, quando lá nasce o dia, aqui chega a noite. Talvez um dia, quem sabe, algum de nós irá para Timor Leste trabalhar como profissional de Animação Sociocultural: criar uma associação ou uma empresa de animação, uma escola de animadores ou uma biblioteca, entre outros...
1 comentário:
É bom saber que passados 2 anos o Desateia-te ainda está a criar frutos!
Cumprimentos desateiadores,
Nelson Costa
Enviar um comentário