quarta-feira, 14 de abril de 2010

Booktei(a)-te



Como é do conhecimento do seguidores do projecto e do seu blogue, o DESATEI(A)-TE tem como finalidade promover a cultura através da dinamização de actividades promotoras da leitura e da escrita noutros contextos sociais. Ou seja, pretendemos tornar o CDI num espaço de aprofundamento de conhecimentos e de trocas culturais socioeducativas. Desta forma, o desateiador André Vital e a desateiadora Catarina Rodrigues tomaram a iniciativa de fazer um bookcrossing original.

O bookcrossing foi criado em 2001 por Ron Hombacker nos Estados Unidos, começou por ser uma simples forma de seleccionar livros através da Internet, mas rapidamente se transformou num fenómeno mundial. Este corresponde ao acto de deixar livros num espaço público, para que assim o livro possa ser encontrado por outras pessoas que irão dar continuidade à cadeia. O objectivo é transformar o mundo numa biblioteca.
Em Portugal, esta comunidade conta com mais de 8 000 membros, sendo uma das maiores comunidades da Europa e a décima em termos mundiais. Foi lançado no nosso país a 9 de Fevereiro de 2005, e foi crescendo ao longo dos anos, adaptando-se às necessidades específicas dos boocrossers portugueses.

Após a descrição do que envolve o bookcrossing segue a proposta dos desateiadores deste projecto: um bookcrrossing original.

Os estagiários do DESATEI(A)-TE sugerem que em conjunto com toda a comunidade da ESES façamos um bookcrossing diferente onde o livro irá circular para ser lido e para ser escrito. Quem encontrar o livro descobrirá uma história que poderá ler e continuar a escrever, contribuindo com uma linha, um parágrafo, uma página…

1 comentário:

nvcosta disse...

André e Catarina!

Os meus parabêns pelo caminho que estão a dar ao Desatei(a)-te!

Vejo que criatividade não vos falta!

Força!

Nelson