segunda-feira, 29 de março de 2010

Entrevista à Professora Sónia Galinha após lançamento do livro Animação e Bem – Estar Psicológico, no dia 11 de Março de 2010, na ESES



1- Como surgiu a ideia deste livro?
O livro que temos em mãos, Animação e Bem-estar Psicológico - Metodologias de Intervenção Sociocultural e Educativa nasceu do pedido de vários estudantes de licenciatura, pós graduação e investigadores, a fim de terem uma obra, que não existia no mercado, onde constasse o debate cada vez mais actual do modelo da inter-relação patente na importância da actuação consertada da animação sociocultural para a percepção de bem-estar dos sujeitos nas sociedades actuais e também, de que forma os contributos da Psicologia são fundamentais para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e a participação social.
O escrever o livro foi encantador porque enquanto autores temos uma relação pessoal de vários anos, o que foi um ponto de honra para o nosso trabalho.

2- O que podemos encontrar neste livro?
Podemos encontrar uma fluidez agradável de debate e reflexão entrelaçada com conteúdos fulcrais.
A primeira parte aborda a perspectiva holística, fundamental para a pedagogia social, pois só entendendo o homem enquanto ser completo se pode equacionar a tríade da complexidade pensamento, sentimento e actuação. Os grandes e vários desafios da ASC constituem a segunda parte. Seguidamente, os valiosos contributos de vários estudos internacionais sobre o bem-estar psicológico aliados à perspectiva do florescimento humano. Todos os profissionais que desenvolvem a sua actividade com pessoas deverão possuir conhecimentos e treinar competências para uma atitude positiva, digna e responsável para optimar o sentimento de bem-estar, satisfação com a vida, qualidade de vida percebida dos envolvidos nos seus projectos sociais. Na terceira parte, Acção Ecossistémica, são apresentados instrumentos consistentes estatisticamente e qualitativamente que testemunham, através dos dados que permitiram recolher, o peso do bem-estar para determinadas variáveis tais como a motivação, auto-eficácia, etc.
Por último são abordados aspectos a ter em conta no projecto social, na intervenção com pessoas e não para pessoas, registando intervenções em saúde em espaço internacional.

3- Qual a importância de livros como este e da sua publicação?
Este livro tem um valor teórico e prático inigualável. Tem uma utilidade imensa e estamos neste momento com a edição praticamente esgotada, pois já foram requeridos para várias ESE e Universidades, para o Brasil e Espanha em grande quantidade.

4-Faz sentido juntar Animação Sociocultural e Psicologia, porquê?
A ASC é uma Metodologia que bebe nas outras ciências o seu corpus...psicologia, economia, sociologia, história....

5- O que é o bem-estar psicológico?
Temos o prazer de referir em toda a obra que existe uma diferença entre o bem-estar material, no domínio dos objectos, o estar bem, mais próximo do bem-estar psicológico e o bem-estar psicológico que este sim se prende com o domínio das percepções e dos sentimentos, o foro mais humano que permite ou não ao indivíduo estar, sentir-se harmoniosamente integrado, saudável biopsicossocialmente, comunicar e viver a sua condição humana dentro do grupo e comunidades.

6- De que forma a animação e o bem-estar estão ligadas?
A ASC não pode viver sem ter bem presente na sua praxis, de que é um campo profissional que tem uma responsabilidade acrescida, pois deve promover a participação social dos envolvidos baseada no sentimento de bem-estar, isto é: fomentando a motivação, a esperança, a felicidade, as regras e as normas, a dignidade, os valores, as competências, o optimismo.

7-Com o estado da sociedade hoje, qual o papel da Animação no bem-estar psicológico das pessoas?
Cada vez mais a ASC tem um papel multidisciplinar importante, pois cada vez mais são necessários técnicos altamente credenciados para o trabalho directo "com" pessoas. Defendemos uma formação ao longo da vida. A formação dum Animador não se esgota, pois a mudança social exige técnicos com treinos e saberes, uma qualificação que faça face, com outros profissionais, aos desafios da complexidade humana.

Sem comentários: