sábado, 7 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Olá desateiadores
Esta semana, entre os dias 5 e 8, decorre a Expo Criança 2009 no CNEMA, e a nossa turma foi convidada para fazer voluntariado no stand da DGIDC (Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular).
Como o nosso estágio está direccionado para a animação do livro e da leitura e, uma das actividades do stand está relacionada com esta área, pensámos que esta é uma óptima oportunidade para adquirir mais experiência.
Como devem saber, no dia 8 de Março, é o Dia Internacional da Mulher, e por isso nós, as estagiarias, iremos realizar animação do livro e da leitura, mas com livros de literatura infanto-juvenil relacionados com o tema, sendo esta uma óptima oportunidade para promover a igualdade de géneros.
Para isso pesquisámos livros de literatura infanto-juvenil na Biblioteca Municipal de Santarém e na Sala de Leitura Bernardo Santareno, pesquisámos, pesquisámos e pesquisámos mais um bocadinho, encontrando apenas dois livros relacionados com o tema.
Sendo eles:
- MASINI, Beatrice; MONACO, Octavia. - A Princesa Baixinha. 2ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2003. ISBN: 972-24-1050-4

- BAUER, Jutta. - A Rainha das Cores. Montemor-o-Novo: A Cobra Laranja, 1998. ISBN: 972-98818-0-4

Visto haver pouca literatura infanto-juvenil relacionada com o tema – Igualdade entre Géneros - deixamos 2 desafios:
1- Puxem pela imaginação e tentem escrever literatura infanto-juvenil sobre o tema, enviem para o email estagiários.cdi.eses@hotmail.com (se quiserem que publiquemos no blogue).
2- Será que ainda existe diferença entre géneros? Deixem aqui as vossas opiniões e/ou sugestões
Beijos

1 comentário:

A.C.E.C disse...

Bem para já acho fantástico terem perdido esse tempo na procura desses livros e confesso que até estou satisfeito de terem encontrado dois..uau fantástico. Da mesma forma que se questionam eu me questiono, será que anda tudo a dormir ou não têm vontade de escrever sobre a igualdade entre géneros. Apesar de hoje parecer que já é uma coisa banal, infelizmente ainda não o é e a discriminação espreita a cada canto acreditem e é na sensibilização desde novos que se ganham pontos, tal qual fizeram na expo criança. recordo-me ainda de um livro que escolhi no semestre passado na disciplina da Ana da Silva em AI - bibliotecas, com certeza existem mais, mas continuam a ser poucos. Eu até gostava de escrever sobre isso, caso alguém se quisesse juntar a mim claro, eu propunha um pequeno grupo da escola que faria esse livro, façam propostas lembrem-se que também temos educadoras de EI e educadores sociais e ainda os multimedia para editar o livro on-line...

abraços bom trabalho