quarta-feira, 25 de março de 2009

Dia da Mulher na Expo Criança




Olá, desateiadores e desateiadoras...

Vamos falar-vos sobre o Dia da Mulher que se celebrou no dia 8 de Março. Este dia pretende chamar a atenção sobre o papel e a dignidade da mulher na nossa sociedade, contestar os preconceitos que ainda existem e as limitações que são impostas à mulher.
No ano de 1857, neste mesmo dia, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de 16 horas por dia para 10 horas. Estas funcionárias trabalhavam imenso e só recebiam menos de um terço do salário dos homens, elas foram fechadas na fábrica, onde ocorreu um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido comemorar a 8 de Março o "Dia Internacional da Mulher" em homenagem às mulheres vítimas daquele incêndio. E assim foi decidido comemorar este dia tão importante. Mas dia da mulher deverá ser todos os dias, assim como o dia dos homens...

No passado dia 8 de Março, a Ana Tristão, a Daniela Lopes, estagiárias do Projecto Desatei(a)-te, e a Professora Ana da Silva estiveram o dia inteiro a ler livros de histórias sobre grandes mulheres no stand da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (Ministério da Educação), na EXPO CRIANÇA. Os livros mais lidos foram:
- A Princesa Baixinha, escrito por Beatrice Masini e ilustrado por Octavia Monaco (Livros Horizonte);
- D. Maria II, A Educadora, escrito por Ana Oom e ilustrado por André Letria (Zero a Oito).

Da parte da tarde, a Professora Dina Rocha Araújo fez-nos uma visita e também leu umas páginas connosco.

Revelou-se uma experiência enriquecedora para nós enquanto mulheres e futuras animadoras, mas não foi fácil, porque há muito barulho no pavilhão onde se realiza a Expo Criança, porque as pessoas andam cheias de pressa e nem sempre se consegue que se sentem a ouvir leituras de livros, porque havia os magalhães ali mesmo ao lado.
Olha, Magalhães é nome de um homem… Alguém sabe alguma coisa sobre a mãe dele?

Abraços desateiadores :-)

1 comentário:

Anónimo disse...

Saudações desateiadoras,

Gosto de ver que não deixaram morrer o meu filho e o da Mónica! Espero que continuem com esta vivacidade e que continuem nesta panóplia de activades! Espero que me façam um convite para assistir a uma das vossas intervenções!

Nelson Costa